COMÍCIO
POLÍTICO
Estorinha
dos bichos contada por Carlão Coimbra
Um
dia, no tempo em que os bichos
falavam, eu era um Papagaio,
e morava lá no mato quando ouvi o discurso de uma Gambá
muito sábia.
Aprendi
falar a língua dos homens com
o carreiro João José. Isso me facilita comunicar com os homens
também.
Agora
vou contar ao Bruninho que vai escrevendo para as crianças, um pouco
da vida dos bichos que moram na floresta.
(Papagaio
falando:)
Foi
assim, amigo Bruninho, que aconteceu
um dos maiores eventos:
A
DONA GAMBÁ
DIANTE DOS BICHOS REUNIDOS TIROU DA BOLSA UMA FOLHA DE SAMAMBAIA E
SEGURANDO COM FIRMEZA, LÁ DE CIMA DO TOCO
COMEÇOU DISCURSAR BEM ALTO:
Nós,
os animais, unidos, formamos uma
população muito grande e importante!
(PALMAS)
da plateia. Porém já
fomos
maior...
Sabemos
que somos de espécies e
famílias diferentes... Diferentes sim, mas habitamos o mesmo planeta
onde dependemos uns dos outros.
Não
existe um bicho igual ao outro ··
e
a NATUREZA pertence a todos.
Somos
"indivíduos”,
temos
personalidade (Palmas).
Aqui
no mato não é uma granja!
Nascemos
livres, somos livres e queremos
continuar livres. (Palmas)
Não
sabemos quantos somos nas várias espécies que existem debaixo
do sol e da lua.
Vivemos
o dia a
dia
sem contar as horas.
Nos orientamos pelos ventos e pelas sombras. Sem pensar no futuro
vamos construindo
o nosso amanhã naturalmente. Vivendo o presente
conforme nossa natureza recomenda comemos apenas quando temos fome e
sem hora marcada.
Quase nunca enchemos a pança porque precisamos
sempre de
disposição pra correr, lutar ou fugir. Ficamos com preguiça só
quando estamos muito seguros e entre amigos. Nosso olfato nos orienta
constantemente, muitas vezes nos alertam. Sabemos onde estamos
e o que nos rodeia, sentimos de longe o cheiro da chuva.
Pouquíssimos de nós acumulam alimentos como fazem as formigas
debaixo do chão, apenas, às vezes
enterramos um alimento pra comer depois.
Também
alguns de nós gostam de aproveitar o resto de alimentos que sobrou
dos outros bichos, aqueles chamados carnívoros... No dia a
dia
mostramos para nossos filhos o que aprendemos com nossos pais e eles
seguindo nossos exemplos, vão ensinar os filhos deles quando
nascerem a fazer o mesmo. Vivemos em grandes bandos ou em pequenos
grupos. Mas alguns gostam de namorar, acasalar e ficar só os dois,
meio
que escondidos dos homens e de predadores nossos; assim saímos
da toca só a noite.
A minha
raça
é assim. Eu fico só com a família, quase ninguém chega por perto.
Não sei porquê!? Será que não gostam do meu cheiro? (risos e
palmas) (Assobios do Bem te vi. Risadas da Siriema...)
Alguns
de nós fazem casas permanentes outros vivem mudando de lugar e
outros nem casas próprias têm. Uma coisa é certa: Estar sempre
atento e perto de onde tem água.
Água
nos atrai muito. Ela é necessária para todos. Sem ela não podemos
viver. Muitos
nascem e moram dentro dela.
Dizem que lá longe existe um mar... "um pato preto bico de
viola" me contou quando chegou de viagem.
Todos
bichos sabem nadar, eu nado muito mal mas se cair no rio dá
pra chegar e agarrar nos ramos da
beirada (Rsrsrsrzrz)
Alguns
bichos entram no rio e saem rápido outros ficam brincando
dentro dele. E
outros
nunca saíram dele. Nasceram nele, moram
lá, são os peixes. Os jacarés se misturam na água
e no barro. Na água
existem muitos outros bichos que nem conhecemos
ainda. Entre
aqueles que voam alguns saem
pelo céu fazendo algazarra e acrobacias
um verdadeiro enxame.
Conheço
pássaros que ficam apenas com a família,
esses não sabem
voar muito bem e ficam pegando
bichinhos andando pelo chão as vezes pulam para cima dos cavalos das
vacas. As plantas gostam muito deles porque eles comem os bichinhos
que mordem elas. Aqueles que voam alto e querem
ir longe devem obedecer as lideranças! O risco lá em cima perto das
nuvens é grande e a viagem é longa... mais de dois mil quilômetros,
sem disciplina não dá certo. Por isso devem aprender com
experiências anteriores pra saberem como pousar, onde tem alimentos
e ventos amigos: Isso é regra geral. Quando nossos filhos
nascem,
a mãe cuida, muitas vezes,
o pai também. Nós, os bichos, AMAMOS nossos filhotes. Somos capazes
de dar a vida por eles. Por isso temos preocupação de
fazer nossos ninhos como um esconderijo.
Ficamos muito tempo perto deles. Queremos que eles aprendam e sigam
os nossos passos. Aqui todos trabalham! Acordamos trabalhando!
Aqueles que sabem música cantam pra todos
ouvirem, outros assoviam. Cantores
são bichos de destaque entre
nós. Cantam bonito, ficam famosos.
Mas acho que o trabalho deles de verdade é
cantar
pra animar a gente trabalhar. (Rsrsrsrz)
A
principal lei que organiza nossa
vida é
matar
apenas se for preciso pra alimentar a gente ou os filhotes ou então
para não morrer. Não precisamos pensar no futuro porque não
estragamos o presente!
Assim
sempre existirá o amanhã bem parecido com o hoje. Estamos
no mundo antes dos homens.
Sabemos que aqui as coisas
não são fáceis.
Nossa sorte é
que
os maiores, os mais fortes,
não são os mais espertos e cruéis.
Muitas vezes são os pequenos que mostram
o caminho e a comida para
os grandes. Desta maneira
passamos a ser mais respeitados
na parceria. Um precisa do outro!
Claro
que num descuido a gente
pode virar comida deles. Existem
casos
de um bicho defender o outro, com unhas e dentes. Dizem
os
homens que entre nós existe
uma lei que chama “A
lei
do mais
forte". Mas eu, pessoalmente,
gosto
da lei do mais esperto.
Mas
é
ser
"esperto" no bom sentido.
Cauteloso, talvez... (palmas)
conhecedor... daquilo que está acontecendo
no momento.
Sabem
companheiros (falou a
gambá):
Os homens, são relativamente novos no planeta. Quando eles
apareceram e
nossos
parentes já estavam aqui há muito tempo. Acho que por isso eles (os
humanos) vivem diferentemente de nós... Tem um índio amigo da nossa
turma que mora aqui no mato que também têm muito medo
deles. O índio fala assim "Eles,
os homens
civilizados"
não
sabem
o mal que fazem conosco quando destroem as casas dos animais
silvestres, também sujam e contaminam nossa água.
As vezes precisamos migrar.
Ir pra longe. Pois dizem que eles, os homens, têm o poder do fogo.
Mataram meu amigo ouriço só porque comeu umas
espigas de milho. Usaram um tal de veneno nas sementes e milhares de
passarinhos também morreram.
Hoje, a
comida que eles
mesmos plantaram
é cheia de remédios e as sementes das espigas que colhem
não nascem outras plantas.
As
crianças de agora, são boas de cabeça e de coração. Não usam
mais estilingue nem arapuca. Ficam bravas com quem maltrata
animais.
São estudiosas! Temos esperanças
nas professoras e professores que trabalham por um mundo
melhor.
P.S.
Por quê a gambá foi escolhida para fazer o discurso?
Resp... Porque ela é uma marsupial, mãe que carrega os filhinhos na
bolsa
até eles se acostumarem um pouco
com a vida fora do corpo
da mãe. Essa espécie tem
cheiro forte justamente porque não correm
muito bem e assim esse cheiro
que exala é uma das defesas contra
seus perseguidores.
Carlão
Coimbra